Três passos para aprender a liderar a si mesmo

A autoliderança é o primeiro passo para o sucesso em qualquer objetivo que você tenha na vida. Como anda a sua?

   VOCÊ SABE LIDERAR A SI MESMO?

Se você é um profissional que está há algum tempo no mercado e já passou por várias empresas, já deve ter se deparado com chefes que tinham dificuldades para liderar a equipe, seja por incompetência técnica ou comportamental.

Vivemos uma crise de liderança em várias instâncias da sociedade. Sabe por que isso é muito comum, não só nas organizações empresariais, mas também nos mais variados tipos de instituições?

MUITAS PESSOAS NÃO SABEM LIDERAR  A SI MESMAS

A resposta talvez esteja no fato de que muitas pessoas não têm habilidade para liderarem a si mesmas.

Sendo assim, como é possível liderar uma empresa, uma família, uma classe de aula e tantas outras demandas que se apresentam no dia a dia sem ter nas mãos as rédeas da própria vida?

Sim! Para liderar os outros eu preciso ser um bom líder de mim mesmo, caso contrário não conseguirei passar credibilidade enquanto líder, de forma alguma.

E você sabe liderar a si mesmo?

MAS… AFINAL, O QUE SIGNIFICA AUTOLIDERANÇA?

Segundo Manz e Sims (1991), estudiosos do tema, a autoliderança;

é “um processo no qual o indivíduo se auto influencia para desenvolver um autoconhecimento, seja quem ele é, o que é capaz de fazer, para onde está indo, e com isto obter a autodireção e a automotivação necessárias para se comportar e atuar de tal forma que alcance a sua meta pessoal desejada. Este conceito difere-se de autogerenciamento no quesito de que este último é pressuposto pela autoliderança. Portanto, autoliderança é o processo de liderar a si mesmo para estabelecer suas metas pessoais, enquanto que autogerenciamento é o processo que lhe auxilia a desenvolver métodos para alcançá-las”.

Viu como o conceito não é tão simples assim e merece ser estudado e aprofundado?

Foi pensando nisso que elaboramos e apresentamos abaixo três passos para que você consiga desenvolver a sua autoliderança.

TRÊS PASSOS PARA DESENVOLVER A AUTOLIDERANÇA

1. O AUTOCONHECIMENTO

O autoconhecimento é o resultado da ação de conhecer a si mesmo e deveria ser praticado desde a nossa mais tenra infância, pois assim, muitos problemas poderiam ser evitados.

“Conhece-te a ti mesmo”. Esse aforismo atribuído a Sócrates, o filósofo grego é muito citado quando o assunto é o autoconhecimento.

Olhar para si mesmo, se perceber, identificar como pensamos, sentimos e agimos é o primeiro passo para o autoconhecimento.

Como praticar o autoconhecimento?

Preste atenção e pense sobre seus sentimentos, pensamentos e ações pois eles falam de você.

A partir daí, identifique os seus valores de vida, aquilo que é fundamental para você enquanto pessoa humana e que você não abriria mão por nada.

Identifique suas forças e habilidades: Em que você é bom? Em que precisa melhorar?

Preste atenção e descubra quais são as suas forças, fraquezas, vulnerabilidades, sonhos, desejos e o que lhe motiva a fazer o que faz. Como lida com as dificuldades e decepções da vida?

Pense sobre o que lhe causa dor emocional e como você lida com ela? Como é o seu temperamento no dia a dia? Como se relaciona com os outros? O que as pessoas ao seu redor pensam sobre você? Você é uma pessoa confiável? É alguém a qual se pode contar? Gosta de ser o centro das atenções ou é mais quietinho e introvertido?

Reflita sobre o seu papel no mundo e tome consciência da sua importância enquanto pessoa nessa grande aventura chamada VIDA!

2. A AUTOCONSCIENCIA

Olhar para todas as indagações acima é fundamental para alcançar a autoconsciência.

De acordo com o filósofo Kant, “a autoconsciência é a consciência do eu em relação a si mesmo e que determina o modo como a realidade é enxergada”. O modo como enxergamos a realidade influencia o nosso comportamento no mundo.

3. SER PROTAGONISTA DA PRÓPRIA HISTÓRIA

O autoconhecimento e a autoconsciência são importantes passos para tomarmos a rédea das nossas vidas e nos tornarmos o protagonista da nossa história. O protagonismo não nos permite delegar para os outros as nossas decisões e escolhas, tão pouco nos coloca como vítimas das circunstâncias e à mercê do “deixa a vida me levar”. O protagonista não espera, ele faz acontecer!

Ele assume as consequências dos próprios atos e não fica culpando o governo, o professor, o chefe, o pai, a mãe ou seja quem mais for pelos seus fracassos e erros.

                                                       O SEU LUGAR NO MUNDO

Como vimos, a partir do autoconhecimento e autoconsciência construímos os pilares para sermos o protagonista da nossa própria história e, portanto, o líder de nós mesmos.

E você, o que pensa sobre o assunto? Nos conte a sua história!

Em breve publicaremos aqui outro artigo sobre liderar os outros. Siga-nos!

Sucesso!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima